Política

Bolsonaristas declaram apoio a Salles: 'Melhor ministro do Meio Ambiente'

Salles vem sendo criticado por sua forma de conduzir o cargo e a atuação como ministro do Meio Ambiente. Foto: José Cruz/Agência Brasil

O ministro do Meio Ambiente Ricardo Salles listou entre os assuntos mais comentadosnas redes sociais na manhã desta quarta-feira (21). Isso por conta de um movimento programando contra o ministro pedindo a saída de Salles com a hashtag #ForaSalles. Acontece que apoiadores do presidente Jair Bolsonaro também se manifestaram com a hashtag #FicaSalles.

A discussão acontece também por conta do envio de um ofício assinado por 36 artistas brasileiros e internacionais ao presidente dos Estados Unidos, Joe Biden. O documento pede que Biden não feche qualquer acordo com o governo Bolsonaro antes que ocorra uma redução no desmatamento na Amazônia.

A carta conta com apoio de artistas como Alec Baldwin, Joaquin Phoenix, Leonardo DiCaprio, Mark Ruffalo, Orlando Bloom, Katy Perry e Roger Waters, entre outros. Do lado brasileiro, Caetano Veloso, Fernando Meirelles, Marisa Monte, Sonia Braga e Wagner Moura estão entre os destaques.

Após as críticas, Salles ironizou o 'tuitaço' em suas redes, divulgando o evento com a frase 'amanhã é dia…'

https://twitter.com/rsallesmma/status/1384625923539054598

Em resposta, seus apoiadores conseguiram reverter a situação e planejaram um novo 'tuitaço' a favor do ministro. Mensagens de apoio como "herói", "o melhor Ministro do Meio Ambiente que o Brasil já teve", "somos todos Ricardo Salles" acompanhadas da hashtag #FicaSalles tomaram conta da rede social durante a manhã.

https://twitter.com/franciscomacsoa/status/1384842817705594880
https://twitter.com/MichelleSalle13/status/1384849437801988098
https://twitter.com/gouveia_kita/status/1384843013592059911

Salles vem sendo criticado pela forma de conduzir o cargo e a atuação como ministro do Meio Ambiente. Na última terça-feira (20), indígenas de pelo menos dez povos originários fizeram um protesto por direitos e contra a mineração e o agronegócio em seus territórios. O ato aconteceu na Esplanada dos Ministérios, em Brasília.

Desmatamento na Amazônia

O desmatamento na Amazônia atingiu em março o pior índice para o mês nos últimos dez anos. A informação é de um levantamento do Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon).

Segundo dados da ONG, a Amazônia Legal teve 810 km² de seu território desmatado em março. Contabilizando um aumento de 216% de desmatamento em relação ao mesmo mês no ano passado, quando 256 km² foram retirados da floresta.

As informações foram obtidas através do Sistema de Alerta do Desmatamento (SAD), ferramenta que utiliza imagens de satélite para monitorar a floresta, e fazem parte do Boletim do Desmatamento de março de 2021.

< Rio arrecada mais de 20 toneladas de alimentos em postos de vacinação Previsão de temperaturas mais baixas até domingo em Niterói, SG e Maricá <